terça-feira, 6 de novembro de 2007

Da série: encontros inusitados


Cecília Meireles foi a Portugal, para proferir conferências na Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, em 1934. Um grande desejo seu era conhecer o poeta Fernando Pessoa, de quem se tinha tornado admiradora. Através de um dos escritórios para o qual trabalhava o poeta, conseguiu comunicar-se com ele e marcar um encontro. Esse encontro ficou fixado para o meio-dia, mas ela esperou inutilmente até as duas da tarde, sem que Fernando Pessoa desse o ar de sua presença. Cansada de esperar, Cecília voltou ao hotel e teve a surpresa de encontrar um exemplar do livro Mensagem e um recado do misterioso poeta, justificando que não comparecera porque consultara os astros e, segundo seu horóscopo, “os dois não eram para se encontrar”. Realmente, não se encontraram, nem houve mais muita oportunidade para isso, já que no ano seguinte Fernando Pessoa faleceu.

3 comentários:

Badá Rock disse...

Isso não é vida. Fernando Pessoa era fã de astrologia? Bem que não podemos mesmo imaginar o que se passa na cabeça das pessoas.

Christiano disse...

Mais do que fã, Fernando Pessoa era astrólogo profissional. E cobrava caro para fazer horóscopos. Era a segunda paixão de sua vida depois da poesia. Ele chegou a escrever um "Tratado de Astrologia", assinado pelo sub-heterônimo Raphael Baldaya, que durante décadas repousou intocado no seu baú de poesias. Tal era a fama do poeta nessa área, que o mago inglês Aleister Crowley, ao receber das mãos de um editor londrino certas correções feitas por Pessoa em seu mapa astral, que vinham acompanhadas de uma cópia dos English Poems, não hesitou em alardear ao mundo que iria a Lisboa visitar o "maior astrólogo do mundo".
Curiosidade: raros sabem que Pessoa foi o responsável pela introdução do planeta Plutão, descoberto em 1930, nas cartas astrológicas. Santa sincronicidade!

DIARIOS IONAH disse...

estas historias de encontros nao encontrados sao simplesmente um must!
e o Pessoa foi outro peregrno neste planeta que deixou um rastro luminoso e muitos segredos......