quarta-feira, 13 de junho de 2007

A Pedra do Reino: minhas impressões...


A badalada e tão esperada adaptação para TV do "Romance da Pedra do Reino", de Ariano Suassuana, estreou ontem de uma forma, digamos, impactante, e como tal me deixou um tanto atordoado. A bem da verdade, eu já esperava por isso, pois quem leu o livro sabe que é uma narrativa desafiadora. Com efeito, a dificil execução, não conseguiu (pelo menos no primeiro capítulo), a necessária comunicação instantânea e entendimento facil com o telespectador. Talvez um excesso de personagens perfilhados pelo narrador-protagonista, Quaderna, deixe o público mais voltado para o fascinante jogo visual minuciosamente elaborado pela imaginação fértil e pelo rigor estético do diretor. A propósito, tenho minhas dúvidas se a ousadia de Luiz Fernando Carvalho vai ser assimilada por um público mais afeito à dieta básica do veículo. É claro que esta é uma obra de exceção na TV brasileira, e como tal deve ser encarada. Por isso é importante deixar-se arrastar pelo primeiro "livro/episódio". Aquela loucura é a senha para uma viagem diferente e inesquecível.

Nenhum comentário: