terça-feira, 17 de abril de 2007

A corujinha me contou que...

O escritor peruano Mario Vargas Llosa está escrevendo um novo romance para encerrar a trilogia iniciada com "Elogio da Madrasta" (1988), e que continuou com "Os Cadernos de Don Rigoberto" (1997). O provável título será "As cartas de Dona Lucrecia" e, segundo o autor, o enredo também trará os mesmos personagens dos dois anteriores.


Acharam os restos de mortais de Quevedo, um dos principais expoentes da literatura barroca espanhola. Vocês certamente já ouviram falar dele nas aulas de literatura. Rival de Góngora, mestre do século de ouro, lembram? Então. Os responsáveis pela descoberta foram cientistas da Universidade de Madri, que puderam fazer identificação pela altura e idade do cadáver, e também por um desgaste no fêmur decorrente da manqueira do autor. O corpo estava sepultado na cripta do Mosteiro de Santo Domingo de Villanueva de los Infantes, onde provavelmente permanecerá.

E por falar em Quevedo, lembrei que a 36ª edição da (imperdível) feira de livros de Londres inciou-se ontem, e tem como tema central a Espanha, ou melhor, a moderna literatura espanhola. Se você for capital britânica esta semana, não deixe de conferir.

Um livro inacabado do escritor John Ronald Reuel Tolkien, autor da trilogia "O Senhor dos Anéis", concluído por seu filho, estará à venda a partir desta terça-feira em todo o mundo, informou a editora britânica HarperCollins.
J.R.R Tolkien iniciou "The Children of Hurin" em 1918, mas nunca terminou o livro. Seu terceiro filho, Christopher, levou quase 30 anos para reunir os esboços em uma história única, escrita totalmente com as palavras de seu pai. O enredo ocorre no mundo imaginário da Terra Média, mas muito antes dos eventos descritos em "O Senhor dos Anéis".
No romance, os hobbits ainda não tinham aparecido, embora elfos, anões e um espírito maligno que assume a forma de um dragão sem asas convivam na história.
Os fãs da obra de Tolkien irão reconhecer algumas passagens do livro, que já foram publicadas separadamente. Segundo Christopher Tolkien, o romance contém os mais extensos e recentes escritos do autor sobre a Terra Média. A capa e os desenhos contidos no volume de 320 páginas são de Alan Lee, o ilustrador de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".
Christopher Tolkien já havia editado "O Silmarillion", outro trabalho inacabado de seu pai, em 1977. Ele resume a mitologia da Terra Média e inclui contos individuais, inclusive o de "The Children of Hurin".
A partir desta terça-feira, a edição inglesa do livro estará disponível em todo o mundo. A HarperCollins já anunciou que planeja traduzi-lo para 25 idiomas.

Nenhum comentário: